segunda-feira, 11 de março de 2013

SABES QUE TAMBÉM PODES RALHAR COM OS TEUS PAIS?

Primeiro estranharam, depois entranharam. Foi assim que os alunos de uma EB1 do Agrupamento reagiram, hoje, à pergunta: Sabes que também podes ralhar com os teus pais? A “culpa” é de Maria Inês de Almeida que escreveu o livro com este título e que foi brilhantemente ilustrado por Paulo Galindro. Antes da apresentação do livro, foi pedido às crianças que dissessem em que situações poderiam ralhar com os pais. Depois de se aperceberem que, realmente, o poderiam fazer, as suas respostas não demoraram a chegar. Só depois foi lido o livro e comparadas as situações. Algumas situações “trágicas” coincidiram; outras, as crianças vivem-nas mas o livro não as indica. Ficam as sugestões para o caso de a autora querer fazer uma edição aumentada!!!


Quando podes ralhar com os teus pais? 
Quando… 
… os meus pais discutem e batem-se e eu tenho de os separar. 
… o meu pai quer o comando da TV para ver futebol e a minha mãe não pode ver o que quer. 
… os pais dizem palavras feias. 
… os pais exageram com exigências sobre a minha letra. 
… faço bem as coisas e os pais insistem que está tudo mal. 
… eu quero dormir e eles conversam alto ou ligam a TV com o som muito alto e me perturbam. 
… os pais não me ajudam e não me acompanham na realização dos TPC. 
… o meu pai fica obcecado pela comida e não deixa nada, ou quase nada, para os outros. 
… o meu pai não ajuda a minha mãe a lavar a louça. 
… os meus pais fazem os TPC por mim e eu não quero. 
… o meu pai está sempre a jogar no computador e não joga comigo. 
… os meus pais prometem algo e não cumprem. 
… estou a brincar e a minha mãe chama-me para ajudá-la e nunca chama os meus irmãos. 
… o meu pai chega atrasado a casa porque está no café. 
… o meu pai fica colado e preso ao meu computador. 
… o meu pai tem de me ir buscar à catequese e chega atrasado porque está no café. 
… os meus pais querem passar férias sempre no mesmo sítio.

Pais e Mães: vamos lá rever as atitudes!!!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...