segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR EM PORTUGAL

Este foi o texto enviado para a comunicação social local para informar os cidadãos do que se passa nas escolas:

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, proclamado pela IASL (International Association School Library). O objetivo é chamar a atenção para a importância das bibliotecas escolares na educação das crianças uma vez que, de acordo com várias pesquisas feitas, os alunos apostam mais nos estudos quando têm acesso a uma biblioteca escolar bem apetrechada, em termos de espaços e recursos de leitura, e tornam-se bons leitores quando têm bons livros para ler. 
Os responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, podem escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares. Em Portugal, e por sugestão do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, a escolha recai no dia 22 de outubro. As trinta bibliotecas escolares do concelho de Santa Maria da Feira vão associar-se a muitas bibliotecas escolares do mundo para festejar este evento. É um mês de comemoração porque o saber é uma festa e é nas bibliotecas que o saber mora, abre as suas portas e se oferece a quem o quer acolher e saborear. 
São muitas as “prendas” que as bibliotecas têm para oferecer aos seus utilizadores, sejam eles alunos, professores, assistentes operacionais ou pais/encarregados de educação: 
  • Hora do conto 
  • Oficinas de escrita criativa 
  • Formação do utilizador 
  •  Jogo do conhecimento 
  • Book crossing 
  • Bibliop@per 
  • Palestras para pais/encarregados de educação 
  • Distribuição de maletas com fundo documental pelas escolas EB1 e JI sem biblioteca
  • Visitas à exposição “Do rato Mickey a Andy Warhol”, na Biblioteca Municipal 

Este ano, o lema adotado é "Biblioteca escolar: uma chave para o passado, presente e futuro". Efetivamente, “As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio.» (in, Gabinete da RBE)
Neste sentido, as bibliotecas escolares do concelho de Santa Maria da Feira têm trabalhado e conseguido formar leitores, mas querem mais. Querem combater a iliteracia, promover a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento, combater a exclusão social e formar cidadãos autónomos e críticos.

Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Santa Maria da Feira

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...