sábado, 26 de março de 2011

"LEITURAS (A)MEIAS" - BIBLIOCONFERÊNCIA

A Semana da Leitura decorreu de 21 a 26 de Março no concelho de Santa Maria da Feira e terminou em beleza com a I Biblioconferência sobre promoção da leitura organizada pelos professores bibliotecários, Câmara Municipal e Biblioteca Municipal.

Alguns dos riquíssimos momentos vividos:

Para o Dr. Rui Marques Veloso, o professor é um promotor da leitura e cabe-lhe orientar os alunos na pesquisa e na organização da informação e ainda proporcionar-lhes momentos de leitura recriativa para que eles possam ler por prazer sem terem que terminar a leitura com as famigeradas fichas de trabalho. A hora do conto foi um dos temas por ele abordado dando algumas indicações de como o fazer: as histórias têm de ser criteriosamente escolhidas e a sua complexidade deve ir aumentando de acordo com a faixa etária dos ouvintes; além disso, tem de ser muito bem preparada a leitura dos contos pois fazê-lo de forma improvisada é uma irresponsabilidade.

O Dr. Evandro Morgado deu uma perspectiva diferente de leitura que, cada vez mais, tende a ser digital. Ler em suporte papel já não é a única forma de ler e há que acompanhar a mudança: ebooks, tablets, ipads e tantos outros suportes digitais estão aí para todos os gostos, a par do papel."Duetos improváveis em Terras de Santa Maria, momento teatral pelo Núcleo Pedagógico da Biblioteca Municipal.

A Drª Dora Batalim Sottomayor fez um percurso pela literatura infantil com exemplos práticos de óptimos livros para promoção da leitura, quer a nível do texto quer da ilustração. A escolha dos livros para a hora do conto é fundamental e quem promove a leitura é "um passador" com grande responsabilidade.




Apontamento cultural para encerramento: "Os livros", poema de Eugénio de Andrade, musicado pela professora Sílvia Correia, cantado juntamente com as alunas Joana e Vera e coreografado pela Inês.


Sessão de encerramento pela Drª Cristina Tenreiro, vereadora do Pelouro da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, pela Drª Teresa Vieira, vereadora do Pelouro de Turismo, Biblioteca e Museus e pelo Dr. Jorge Oliveira, coordenador da equipa de apoio às escolas de Entre o Douro e Vouga.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...