sexta-feira, 6 de agosto de 2010

"A POESIA É PARA COMER"

“A poesia é para comer” tal é a necessidade da literatura no quotidiano.
O Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, em entrevista ao Jornal de Letras Artes e Ideias (de 5 de Maio passado) declarou que para despertar a vontade de ler e de criar hábitos de leitura é preciso inovar cada vez mais. Para isso, está instituído o programa “Ler mais para vencer”, que consiste na oferta de um livro a todas as crianças que começam o ano lectivo no 1º e no 5ºanos, e de um programa de leitura vocacionado para os alunos das novas oportunidades. Fernando Pinto do Amaral anuncia ainda uma iniciativa a implementar no próximo ano lectivo: clubes de leitura para alunos do Ensino Secundário, cujos dinamizadores possam ser, além dos professores, outros agentes tais como “jornalistas locais, escritores e outras pessoas capazes de fazer a ponte entre a escola e o meio cultural circundante, sempre numa base de voluntariado”.
Neste processo, considera relevante o papel das bibliotecas escolares que são “encaradas como o centro nevrálgico da leitura e devem assumir um lugar chave na escola”, o que facilita o desenvolvimento das competências linguísticas em geral.
Tudo para que os livros sejam instrumentos “quotidianos, imprescindíveis, mas nunca banais”, tais como “colheres, atacadores de ténis ou caixas para os lápis”.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...