segunda-feira, 9 de agosto de 2010

LIVROS QUE GERAM LIVROS

É normal que um leitor compulsivo se torne escritor e, assim, os livros lidos passam a ser personagens de novos livros. É o que acontece, por exemplo, nestes três livros que se lêem num fôlego: Os livros que devoraram o meu pai, Firmin, A casa de papel.
O primeiro, de Afonso Cruz, tem como espinha dorsal o livo Crime e castigo, de Dostoievski. Elias Bonfim vai à procura do seu pai, perdido na leitura e desaparecido deste mundo, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.
Pode-se ler uma entrevista ao autor, aqui.
Firmin, o primeiro livro de Sam Savage, é uma fábula, tocante e divertida, sobre o poder da literatura e da influência dos grandes escritores. Firmin, um rato nascido numa ninhada de treze e preterido pelos irmãos, conta a sua história e o modo como se tornou um grande leitor. Começa assim: "Sempre imaginei que a história da minha vida, se e quando a escrevesse, teria uma primeira frase grandiosa: uma coisa lírica como "Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade", de Nabokov; ou, caso eu não tivesse queda para o lírico, então uma coisa epopeica como "Todas as famílias felizes são iguais, mas as famílias infelizes são-no cada uma à sua maneira", de Tolstoi. São palavras que as pessoas não esquecem, mesmo que não se lembrem do resto dos livros."
Os livros de Afonso Cruz e de Sam Savage têm o mesmo fio condutor: os ensinamentos de Chuang Tzu.
A Casa de papel, de Carlos María Domínguez, é "um romance excepcional sobre o amor desmesurado pelas bibliotecas e pela literatura ." Logo no segundo parágrafo lê-se: " Os livros mudam o destino das pessoas. Uns leram O Tigre da Malásia e converteram-se em professores de literatura em remotas universidades. Siddharta levou ao hinduísmo dezenas de milhares de jovens, Hemingway converteu-os em desportistas, Dumas transtornou a vida de milhares de mulheres e não poucas foram salvas do suicídio por manuais de cozinha.”

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...