terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ROSA LOBATO DE FARIA

Rosa Lobato Faria, actriz, escritora e compositora, morreu, hoje, depois de ter sido internada há uma semana com uma anemia grave.
A escritora (poeta e romancista) e actriz nasceu em Lisboa em abril de 1932. O seu primeiro romance intitula-se O Pranto de Lúcifer e o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos.
Como romancista publicou ainda Os Pássaros de Seda, Os Três Casamentos de Camilla S., Romance de Cordélia, O Prenúncio das Águas e A Trança de Inês. Escreveu também O Sétimo Véu, Os Linhos da Avó, A Flor do Sal, A Alma Trocada, A Estrela de Gonçalo Enes e As esquinas do tempo. Foi, também, autora de vários livros infantis.
Como actriz, Rosa Lobato Faria integrou o elenco da primeira novela portuguesa, "Vila Faia" (1983), e trabalhou com Herman José em "Humor de Perdição" também como argumentista. Filmou com João Botelho ("Tráfico, de 1998, e "A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América", de 2003). Foi também dirigida por Lauro António em "Paisagem Sem Barcos" (1983) e "O Vestido Cor de Fogo" (1986). Estreou-se como locutora na RTP na década de 1960.
A letra da canção "Chamar a Música", interpretada por Sara Tavares no Festival da Canção em 1994, é da sua autoria.
A nossa homenagem, através da poesia que escreveu e da música:





CHAMAR A MÚSICA








Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...