terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

LA CHANDELEUR - DESAFIO

É um hábito, na Escola EB 2,3 de Arrifana, que todos aguardam ansiosamente. O grupo de Francês comemora La Chandeleur com a confecção de crepes, como manda a tradição francesa.
A festa La Chandeleur, em português Nossa Senhora das Candeias (ou Nossa Senhora da Luz), tem origem na devoção à Senhora da Luz. De acordo com a tradição, as parturientes ficavam impuras, depois de darem à luz, e não podiam visitar o Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram o Menino Jesus no Templo, para a purificação de Maria, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro).


DESAFIO

A esta tradição está ligado o provérbio " Senhora das Candeias a rir, Inverno para vir. Senhora das Candeias a chorar, o Inverno está a passar. "
O primeiro aluno que deixar aqui um comentário explicando correctamente o significado deste provérbio, GANHA UM PRÉMIO.

3 comentários:

Anónimo disse...

eu penso que quer significar que no inverno, a nossa senhora das candeias esta feliz, por lhe darem uso(à candeia), e o inverno a passar, nossa senhora das candeias a chorar, quer dizer q fica triste, por pararem d dar uso a candeia.

Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira disse...

Obrigada pela resposta mas a interpretação não está correcta.

Patricia disse...

O provébio tem haver com o estado do dia em que é comemorado "La Chandeleur" ou seja se estiver sol o inverno ainda não acabou, ou seja irá chover muito, se o contrário se verificar ou seja se estiver a chover, quer dizer que o inverno já passou e que irá fazer sol nos proximos tempos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...