quarta-feira, 30 de setembro de 2009

OUTUBRO, MÊS INTERNACIONAL DAS BE


Por decisão da IASL, Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e, este ano, o tema é "School Libraries: The Big Picture", traduzido como "A Biblioteca escolar: panorama".
Para a sua divulgação e promoção, as BEs organizam um conjunto de actividades a fim de envolverem toda a comunidade motivando-a para a sua utilização.

Segundo orientações da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), "as equipas devem usar todos os meios ao seu alcance para fazerem a divulgação da biblioteca: a internet (sítio, blogue, facebook, twitter, listas de difusão, recursos disponibilizados pela IASL, etc.), os média locais, o trabalho em parceria com outras instituições, o convite a personalidades, a utilização de espaços fora da biblioteca na escola ou fora da escola, etc.."

O dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.

A BE da escola EB 2,3 de Arrifana, vai receber alunos e professores dinamizando o seguinte programa:
1. Formação de utilizadores para pesquisa no catálogo: recepção a todas as turmas da escola e a todos os departamentos
2. Distribuição das maletas itinerantes pelos JI e EB1 com actividade de animação da leitura
3. Abertura de um concurso: a melhor reportagem sobre a BE
4. Início das Olimpíadas da Leitura

domingo, 27 de setembro de 2009

"HÁ VIDA NA BIBLIOTECA"

O Plano Nacional de Leitura e a Revista VISÃO JÚNIOR, com o apoio da RBE, celebraram um protocolo com o objectivo de promover o gosto pela leitura de periódicos entre as crianças e os jovens.
A revista Visão Júnior pretende colaborar com os professores de modo a que os alunos desenvolvam competências de escrita e de leitura e propõe as seguintes actividades:
  • Mostra que és bom a ler (ideal para a participação em grupo):
    - Consulta o site da Visão Júnior, onde estarão três perguntas sobre o conteúdo da revista do mês de Novembro. Cada grupo deverá enviar as respostas para a revista através de endereço a divulgar brevemente.
  • Mostra que és bom a resumir (ideal para a participação individual):
    - Resume um artigo da Visão Júnior do mês de Janeiro e outro do mês de Fevereiro.
  • Mostra que és bom a escrever (ideal para a participação em grupo):
    - Faz uma reportagem sobre a Biblioteca Escolar da tua escola (até ao final do mês de Abril). A Visão Júnior disponibilizará, através do seu site, indicações técnicas sobre o modo de realizar esta reportagem.

No mês de Maio, um júri escolherá os melhores trabalhos que serão publicados na revista Visão Júnior de Junho.

EUROPEANA



http://www.europeana.eu/portal/
Um sítio cheio de inspiração e ideias.
Para pesquisar através das colecções culturais da Europa, alargar conhecimentos e saber mais.
Através deste portal, o mundo entra-nos em casa pois oferece-nos 4.6 milhões de itens digitais:
  • imagens – pinturas, desenhos, mapas, fotografias e imagens de objectos de museu;
  • textos – livros, jornais, cartas, diários e documentos de arquivo;
  • sons - música e registos falados;
  • vídeos - filmes, gravações de noticiários e emissões de televisão.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

A 26 de Setembro comemora-se o Dia Europeu das Línguas, por iniciativa do Conselho da Europa, desde 2001.
São objectivos do DEL sensibilizar para a importância da aprendizagem das línguas; promover a riqueza cultural e linguística da Europa; incentivar a aprendizagem de línguas ao longo da vida como forma de aumentar o saber.
Dito em três línguas, aqui fica o comunicado de Gabriella Battaini-Dragoni, coordenadora do Conselho da Europa para o Diálogo Intercultural:
“Falar com outras pessoas na sua própria língua ajuda a ultrapassar barreiras linguísticas e culturais. Aprender línguas estimula a nossa sensibilidade para culturas diferentes, podendo contribuir para nos distanciarmos e olharmos a nossa própria cultura de uma outra perspectiva.”
‘Speaking to other people in their language breaks down linguistic and cultural barriers. Language learning stimulates our awareness of different cultures and indeed can help us stand back and get a new perspective on our own culture.’
« S’adresser aux autres dans leur propre langue brise les barrières linguistiques et culturelles. L’apprentissage des langues stimule notre sensibilité à des cultures différentes et peut contribuer à nous faire prendre du recul pour considérer notre propre culture dans une autre optique».
Na escola EB 2,3 de Arrifana, nos dias 25 e 28, vai ser levado a cabo um conjunto de actividades num trabalho de parceria BE e departamento A (línguas):
  • exposição, na corda, de vestuário e outros objectos com palavras em várias línguas;
  • exposição das bandeiras dos vários países da Europa (elaboradas pelos alunos), de postais ilustrados, de livros, discos e objectos típicos de alguns países europeus;
  • Karaoke;
  • lanche;
  • passagem constante de músicas e documentos em power point.
Quem quiser testar os seus conhecimentos sobre as línguas europeias poderá fazê-lo acedendo ao site do Instituto Camões.
O sítio Web oficial pode ser visitado aqui.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LER+ PARA VENCER

Por iniciativa do PNL, foi oferecido um livro a todos os alunos do 1º e 5º anos.
No Agrupamento de escolas de Arrifana, a organização da actividade ficou a cargo da BE em parceria com os professores que leccionam o 1º ano e com os directores de turma dos alunos de 5º.
Aos alunos do 1º ano foi oferecido um marcador personalizado. Os alunos de 5º ano resolveram uma sopa de letras com citações e provérbios sobre livros e leitura, foi-lhes apresentado o site do PNL e a sua biblioteca digital e viram um pequeno filme da livraria Pó dos Livros que serviu para uma conversa sobre o prazer que os livros podem dar.
Foi engraçada a reacção dos alunos. Mesmo depois de lhes ter sido dito que o livro era uma oferta do PNL, e já com ele e com o autocolante nas mãos, perguntavam:
- Este livro é nosso?
- O livro é da biblioteca, não é?
- O livro é mesmo para nós?
É caso para dizer: quando a esmola é grande, o pobre desconfia.




quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CAMINHO DAS LETRAS


"O Caminho das Letras é um sítio electrónico lançado pelo Ministério da Educação para estimular a aprendizagem da leitura. Resultou de uma parceria entre o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas - CITI e o Plano Nacional de Leitura - PNL.

Oferece às crianças a possibilidade de percorrerem um surpreendente universo de imagens, textos e sons muito apelativos, que lhes despertarão a curiosidade pelas letras, pelas palavras e pelos textos. Oferece aos educadores e às famílias um instrumento educativo, que irão gostar de descobrir em agradável convívio com as crianças facilitando os primeiros passos no caminho da leitura.

O Caminho das Letras foi concebido por uma equipa de especialistas coordenada por Inês Sim-Sim e Carlos Correia, tem música original de José Mário Branco e foi executado graças à colaboração de artistas plásticos, actores e técnicos em I& D."

Fonte desta mensagem:


domingo, 13 de setembro de 2009

LER, ESCREVER, JOGAR E APRENDER

(Clicar na imagem para ampliar)
Uma lista de sites que te levam a ler, a escrever, a jogar e, consequentemente, a aprender.

MAIS NOVIDADES NA BE



Mais três livros à espera de leitores.
  • Maria - os segredos da irmã mais velha é o primeiro da colecção 7 irmãos, uma parceria de Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho, da Oficina do Livro. Ser a mais velha de sete irmãos não é tarefa fácil. Sobretudo quando se tem apenas quinze anos!
  • O meu pai é um homem pássaro, de David Almond, Editorial Presença. Lizzie vai acompanhar o pai numa viagem ao mundo do sonho no qual ele vive.
  • Assalto à Disney, Ridley Pearson, Editorial Presença. Uma aventura vertiginosa no maravilhoso mundo do parque Disney.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OS LUSÍADAS


Os Lusíadas narrados aos jovens, é o último livro de José Jorge Letria, publicado em Maio de 2009, e uma forma de dar a conhecer aos jovens a maior obra da Literatura Portuguesa. Segundo escreveu o autor, no prefácio, esta é uma adaptação da obra de Camões e segue a ordem imposta pelos dez cantos do texto original. Apesar de ser uma narrativa em prosa corrente, o autor teve "a preocupação de elevar o tom da narrativa, em algumas passagens, à solenidade que caracteriza Os Lusíadas".
Este livro vai fazer parte das Olimpíadas da Leitura 09/10 que vão iniciar no próximo dia 1 de Outubro, uma actividade de parceria da BE e dos grupos disciplinares de Língua Portuguesa (2º e 3º ciclos).
Um livro à espera de leitores, na estante expositora das novidades!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

MÁGOAS DA ESCOLA


Agora que o novo ano lectivo está prestes a começar, é bom que todos estejamos preparados para o enfrentar. Daniel Pennac dá uma ajuda no seu livro Mágoas da escola onde são abordados os problemas da escola e da educação mas do ponto de vista do mau aluno.
Pennac alia as recordações que tem da escola e do seu papel enquanto mau aluno que foi com reflexões acerca da pedagogia; reflecte sobre a problemática do mau estudante, sobre o sentimento de exclusão e sobre o amor ao ensino; além disso, oferece-nos uma incrível lição de inteligência, com o humor e a originalidade que o caracterizam.
Um livro para todos os pais e professores.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...