quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MÊS INTERNACIONAL DAS BE COMEMORADO NAS EB1

O Agrupamento de escolas de Arrifana engloba 14 escolas (7 EB1, 6 JI e a EB 2,3) mas apenas tem uma biblioteca na escola sede. Para colmatar esta falha, foi apresentado à Fundação Calouste Gulbenkian, em 2004/2005, o projecto "Porque crescer é preciso" que consiste na circulação de maletas itinerantes pelas treze escolas, uma forma de lhes levar um bocadinho da BE. O projecto foi financiado e posto em prática até então. Os livros começam a ficar gastos e as malas estão a precisar de um reforço do seu fundo através e de uma lufada de ar fresco, que é como quem diz, de livros actuais e mais apelativos, mas continuam a circular. Para entusiasmar os alunos a fazerem requisição de livros e a lerem, a professora bibliotecária fez uma visita a todas as escolas para entregar as malas e leu a estória de Luísa Ducla Soares A Fada palavrinha e o gigante das bibliotecas que é, também, um projecto da Câmara Municipal de Évora.
A fada saiu do livro e espalhou sobre os meninos uns pós mágicos de perlimpimpim para lhes dar imaginação e vontade de ler.

A reacção dos alunos foi muito boa e querem ouvir mais estórias. Ficou prometido!

As professoras da escola EB1 de Manhouce tiveram a amabilidade de oferecer um marcador a cada aluno, personalizado, e a professora bibliotecária também recebeu um.

Para finalizar a sessão, os alunos resolveram uma sopa de letras com base no conto e foram desafiados a apresentar um trabalho para concurso: os mais novos vão fazer um desenho que ilustre uma biblioteca e os mais velhos vão criar uma estória. Em breve serão publicados os trabalhos vencedores.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...