terça-feira, 29 de abril de 2008

DIA MUNDIAL DA DANÇA





O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982, por iniciativa do Comité da Dança do Instituto Internacional do Teatro, com a finalidade de dar a conhecer esta modalidade e celebra o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do ballet moderno e grande impulsionador da dança.
A mensagem deste ano, escrita pela coreógrafa e bailarina sul-africana Gladys Faith Agulhas, premiada pelo trabalho que tem desenvolvido ligando a dança, a educação e a integração social, aponta para a ideia de união: «O espírito da dança não tem cor, forma ou tamanho, mas envolve o poder de unir, e também a força e a beleza que se encontra em nós. Cada alma que dança, jovem, velha ou de uma pessoa incapacitada, cria e transforma ideias em movimentos artísticos que podem mudar as nossas vidas».A televisão por cabo tem passado vários filmes cujo tema vem ao encontro desta ideia. São alguns exemplos:

  • Ao ritmo do hip hop: a dança faz esquecer problemas sérios e une pessoas de raças diferentes.
  • Ritmo e sedução: a dança transforma jovens marginais sem vontade de trabalhar em fortes lutadores com objectivos de vitória que lhes vão dar um novo sentido à vida.
  • Billy Eliot: a dança na luta contra o preconceito e a discriminação das pessoas com tendências homossexuais.
  • Step up: a dança como a única possibilidade de fazer o sonho triunfar. Mesmo quando o sonho pertence a um jovem marginal a quem o tribunal obriga a fazer serviço comunitário.
  • Dança comigo: a dança ao serviço do amor, na aproximação de pessoas de classes sociais diferentes.
  • Vamos dançar?: a dança no combate à rotina diária.
Os livros que abordam o tema da dança podem sair da estante para deleitar e pensar. Ambas as sugestões são da escritora Anabela Mimoso:

  • Um sonho à procura de uma bailarina, é um livro para crianças que qualquer adulto irá adorar. Ser bailarina é o sonho de infância que ficou na gaveta do esquecimento e dos muitos afazeres do dia-a-dia mas que não se conforma e vai à procura de quem o queira agarrar.
  • Quando nos matam os sonhos: o sonho de ser bailarina está prestes a ser realidade. Contudo, um acidente provocado por jovens alcoolizados vai matá-lo à nascença.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...