quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

REGICÍDIO HÁ CEM ANOS

«Mataram o rei no Terreiro do Paço!»

Este grito alastrou velozmente por Lisboa na tarde de 1 de Fevereiro de 1908, há cem anos exactos. O rei D. Carlos, a rainha D. Amélia e os príncipes D. Luis Filipe e D. Manuel, de regresso de umas férias em Vila Viçosa passavam por Lisboa. A multidão reunida no Terreiro do Paço, para assistir ao cortejo real, estava prestes a presenciar um momento dramático proporcionado por um homem que disparou contra a carruagem real. Logo de seguida, um outro conspirador aproximou-se da carruagem e desferiu vários tiros de pistola contra o rei, a rainha e os príncipes."
A propósito do assassínio do rei, aqui ficam sugestões de leitura.
Em Mataram o Rei, da colecção "Viagens no Tempo", Orlando leva Ana e João na máquina do tempo em busca de um criminoso perigosíssimo que tem como alcunha o Toupeira. João vai envolver-se, sem querer, com um grupo de revolucionários que se prepara para assassinar o rei D. Carlos...
Em Crime no expresso do tempo, de Luísa Ducla Soares, também há uma referência a esta passagem da História de Portugal. O expresso pára abruptamente, precisamente na altura em que estão a atirar sobre a família real.
Recente é o livro O dia em que mataram o rei, de José Jorge Letria, cujo lançamento decorreu em Janeiro.
Foi assim, há cem anos atrás, o princípio do fim da monarquia em Portugal.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...